segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bacharel ou licenciado?

Muitas dúvidas surgem quanto à escolha da carreira e isto é natural. Ao mesmo tempo aparecem dúvidas primárias, como: bacharelado ou licenciatura? Ou quais as atribuições do tecnólogo?
Os cursos superiores são chamados de graduação e formam profissionais para o exercício de uma carreira. As graduações são divididas em bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
O bacharelado habilitará para uma área específica e é nela que exercerá a profissão. O bacharel não poderá dar aula no ensino fundamental ou médio. Poderá dedicar-se à pesquisa e com pós-graduação específica, aí sim, ser professor no ensino superior.
A licenciatura oferece as mesmas disciplinas do programa básico do bacharelado, mas inclui as disciplinas pedagógicas. Estas habilitam para o magistério no ensino fundamental e médio. Quem quiser ser professor, deve optar pela licenciatura.
Algumas instituições oferecem as duas habilitações e o aluno poderá cursá-las ao mesmo tempo. O bacharel em áreas da grade curricular do ensino fundamental e médio - matemática, química, biologia, letras - tem também a opção de cursar as disciplinas da licenciatura posteriormente.
Tecnólogos são profissionais de nível superior formados para atuar em áreas específicas como um elo de ligação entre a ciência - bacharel - e a sua aplicação prática.
Concluído um curso de graduação pode-se optar em continuar os estudos, são as chamadas pós-graduação e estão divididas em dois níveis:
- Stricto Sensu - que é o aprofundamento da formação acadêmica e nele estão os níveis de mestrado e doutorado. A matrícula é feita após uma avaliação criteriosa do currículo e de exames por parte da instituição; ou
- Lato Sensu - que oferece uma formação mais generalista, mais profissional e trabalha os cursos de aperfeiçoamento e especialização.
O mercado tem se tornado mais exigente e, consequentemente, seleciona os mais bem preparados.A pós-graduação é um diferencial.

Fontes: Guia do Estudante/Unesp - http://blogs.abril.com.br/vestibular/2009/01/bacharel-ou-licenciado.html


Pois é. Essa semana me bateu uma grande dúvida em relação á graduação. Não em que curso fazer, mas como e onde fazer e percebi que isso poderia ser uma duvida não só minha. Acho que irei acabar fazendo licenciatura, assim terei o mesmo do bacharel e ainda poderei dar aulas *-* Mas, ainda tenho 1 ano e meio pra pensar nisso rs, fica a dica :)

(...)

Me: Fds deu pro gasto. Minha preta veio pra cá sabado, curtimos com os meninos, pena que no domingo ela foi embora cedo :/ mesmo a gente indo dormir 6h /õ haha. A noite caiu um temporal daqueles de arrepiar ;s Mas, mesmo assim eu e Ohana fomos pra missa e dps ficamos horas na casa dela conversando e vendo fotos antigas *-* Antes que eu me esqueça, estou lendo Água viva. De quem, de quem? Clariiiice Lispector rs *-* Att aqui rapido mesmo, pois vou pro banho que hoje é dia de studio. Bom finzinho de tarde á todos!

Me sigam!
Me perguntem!



Paz, amor e UMBEIJO;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário